Conviver na Web

Coniver na Web

Explorar e desenvolver habilidades essenciais para o uso crítico e ético das tecnologias digitais, promovendo a compreensão das responsabilidades e direitos no ambiente digital, é um de nossos compromissos na formação de alunos e alunas que participam ativamente da sociedade digital.

Reflexões e debates sobre letramento digital, ferramentas de comunicação e produtividade digital, habilidades de navegação e utilização de plataformas de redes sociais, segurança, privacidade e responsabilidade online no compartilhamento de informações, direitos e deveres do cidadão digital, comportamento ético e responsável no ambiente virtual, técnicas de verificação de fontes e conteúdo e o impacto da desinformação na manutenção de uma sociedade democrática, propriedade intelectual e direitos autorais estão entre os temas propostos aos(às) estudantes Móbile do 4º ano do Ensino Fundamental.

Inaugurado em 2007, o eixo Conviver na Web - braço do projeto Conviver Melhor -, projeto longevo que, desde a Educação Infantil, visa ao compromisso das crianças e adolescentes com a cidadania na convivência coletiva, integrando as diversas áreas do conhecimento ao aprendizado prático de valores como justiça, respeito mútuo, responsabilidade e empatia, incentiva a conscientização da importância desses mesmos valores na convivência online.

Nossa intenção com o espaço - Saiba mais - é facilitar o acesso das famílias a materiais fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e comportamental das crianças e adolescentes numa sociedade profundamente conectada e interdependente por meio de redes de comunicação e tecnologias digitais.

O crescimento da internet tornou possível a conexão entre pessoas e organizações em qualquer parte do mundo e em tempo real, exigindo dos adultos responsáveis pelos cuidados integrais de crianças e adolescentes mediações mais qualificadas que possam favorecer a navegação crítica, eficiente e ética por meio de tantas tecnologias digitais.

Quando os adultos têm ideias e decisões alinhadas, é mais saudável para a criança ou adolescente entender o que é certo e errado e o que é esperado deles. A consistência e a coerência entre os adultos representativos fortalecem a internalização de valores e princípios éticos, que guiarão suas atitudes e escolhas ao longo da vida.

Saiba Mais

Conheça EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org

Como preservar nossa liberdade de escolha em uma sociedade datificada?

Como as mídias podem identificar e combater o racismo estrutural?

Qual a relação entre educação midiática, direitos humanos e cidadania digital?

Quais os princípios fundamentais da Educação Midiática e suas implicações para a prática?

Quais são as camadas de nossa identidade digital?

Conheça alguns podcasts que ajudam adultos na orientação de crianças e adolescentes para navegarem na internet e conviverem nas redes sociais de forma mais segura e saudável.

Leia outros artigos da Nethics.

Há canais para denúncia e solicitação de ajuda?