Saiba como a Móbile pode contribuir para o projeto de vida de seu(sua) filho(a) . Participe de nosso processo de ingresso.
Para participar do processo de ingresso no decorrer de 2025, consulte nossa equipe de admissões.
Participe da reunião virtual e agende um encontro pedagógico ou visita.
Formalize sua intenção de matrícula preenchendo a ficha de manifestação na Área do Ingressante.
Nessas séries, você poderá fazer a matrícula antecipada, que considera a ordem de entrega da manifestação.
Nessas séries, você poderá fazer a matrícula antecipada, que considera a ordem de entrega da manifestação. As coordenações receberão as crianças e seus responsáveis para conhecê-los mais profundamente.
Após a participação em vivências ou avaliações, os(as) estudantes são chamados(as) para a reserva de vaga.
Formalize o ingresso de seu(sua) filho(a) na Móbile.
Acesse nossa plataforma para acompanhar a evolução do processo de ingresso de seu(sua) filho(a).
“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.
“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.
"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."
“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”
Sim. Consulte-nos sobre as séries em que há vagas remanescentes. Matrículas no decorrer do ano letivo, não necessariamente em agosto, ocorrem com frequência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A Móbile recebe alunos a partir do Infantil 2 em seu Programa Regular e a partir do Infantil 4 no Programa Bilíngue. A tabela a seguir informa a idade mínima para o ingresso em cada série da Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental:
Para as demais séries – do 2º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio –, o(a) estudante dará sequência a seus estudos conforme documentação registrada na Secretaria de Educação.
Por isso, na pré-matrícula será solicitada a Declaração de Escolaridade ou Transferência, a fim de conferirmos a adequação idade-série e o histórico do(a) aluno(a). Para estudantes egressos(as) de instituições internacionais, o ingresso será analisado caso a caso.
Não. As vagas são distribuídas por ordem de chegada, ou seja, pelo envio da ficha de Manifestação de Interesse por uma vaga. Para preencher esse documento, você deve ter feito sua inscrição em nosso Processo de Ingresso e participado de uma reunião de apresentação da Móbile. Clique aqui para se inscrever no Processo de Ingresso 2025.
Sim. Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile, assim como filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile, têm preferência no Ingresso quando há vagas disponíveis. Para tanto, devem preencher a Manifestação de Interesse dentro do prazo estabelecido em comunicação interna (no mês de maio de 2025).
Sim, agendamos vivências para que os novos estudantes conheçam a escola e nós possamos realizar um diagnóstico de ingresso, compartilhado pela coordenação com as famílias de cada aluno(a). As vivências de 1º e 2º ano não são classificatórias. Só participam delas estudantes para os quais já oferecemos uma vaga.
São dias em que os(as) estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizam avaliações diagnósticas de Português e Matemática (no Programa Bilíngue, também de Inglês). Eles também conhecem os espaços da escola e interagem com outros estudantes por meio de jogos, experiências e dinâmicas de grupo. Os resultados desta etapa constituem o principal instrumento de classificação e orientam nossas listas de aprovados e de espera para a matrícula. Ao mesmo tempo, nos ajudam a delinear um plano para a melhor adaptação do(a) estudante em nossa escola. Há uma taxa de R$ 400,00 reais para a participação nas avaliações de ingresso.
A avaliação para ingresso no Ensino Médio da Móbile é composta de instrumentos de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto) e Matemática. As provas são classificatórias e orientam nossas listas de aprovados e de espera. As avaliações contemplam atividades pedagógicas e de integração conduzidas pelos educadores da Móbile. Há uma taxa de R$ 400,00 reais para a participação nas avaliações de ingresso.
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
diferencia letra, sílaba e palavra;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra o raciocínio realizado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Recognize the letters of the alphabet in English;
Spell her/his name and simple words: school subjects, family members, colors, likes and dislikes, places in a school;
Unscramble letters to form words
Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old).
Answer simple, direct questions about an image;
Respond to classroom instructions accordingly: Read the text and circle the correct image. / Answer the questions;
Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining;
Read and understand short texts with visual support.
Label a picture using words and short sentences.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
There is / are
Basic pronouns
Basic present verb forms
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra todas as etapas de sua resolução;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;
calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.
The learner CAN…
Unscramble letters to form words in English;
Read and understand simple texts with little visual support;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text;
Answer simple, direct questions about an image;
Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mothers name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister.
Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.
Label a picture using short sentences.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Hobbies
Hobbies
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
Determiners (a, an, the, some)
There is/are for simple descriptions
Have (got) for possession
Personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Conjunctions (and, but, so)
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a classe do milhão;
identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);
resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Spell words more accurately and promptly;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text;
Complete a text with the correct missing words;
Infer meaning of unknown words or chunks from context;
Write very short descriptive paragraphs involving close people, events, and/or familiar situations.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Hobbies
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Verb to be
Like, enjoy, hate + noun/gerund
Adjective word order
Comparative degree of adjectives
Have (got) for descriptions
Demonstrative, personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Adverbs of time (yesterday, last, ago)
Can for present abilities
Could for past abilities
Will for future events
Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática e Inglês para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto
infere informações implícitas no texto;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Introduce themselves in writing.
Produce simple and brief descriptions in writing.
Write a sequence narrative.
Express personal opinions (like/dislike with reasons).
Identify something interesting or difficult and explain why.
Use basic punctuation and capitalization accurately.
Topics Involved
1. Personal information
◦ Name, age, and basic self-introduction phrases.
2. School Environment Vocabulary
◦ Classrooms, playground, library, teachers, students, activities.
3. Activities and Actions
◦ Simple verbs for routine actions: see, visit, play, read, write, talk.
4. Likes and Dislikes
◦ Expressing preferences and opinions (I like… because… / I didn’t like…).
5. Interesting/Difficult Experiences
◦ Adjectives and phrases for feelings: fun, interesting, difficult, easy, exciting.
6. Grammar and Language Functions
◦ Present Simple for facts (My name is… / I am… / I like…).
◦ Past Simple (basic) for recounting activities (I saw… / I did…)
◦ Use of connectors: and, or, but, because.
7. Writing Mechanics
◦ Short sentences, correct spelling, basic punctuation, and paragraph flow.
Structures
Telling the time
Present simple and continuous
Comparatives and superlatives
Past simple and continuous
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
Relative clauses with that
Can for present abilities
Could for past abilities
Should for simple advice and suggestions
Countable and uncountable nouns
Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
Imperative verbs for directions
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve operações envolvendo números naturais;
resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
resolve problemas envolvendo frações e porcentagens por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Introduce themselves briefly in a written text.
Produce a description in writing using appropriate verbs.
Express preferences and justify their choices.
Identify and explain a challenge.
State motivation and provide reasons.
Organize ideas logically into a coherent short text.
Use appropriate vocabulary related to school and activities.
Write using clear sentences, correct spelling, punctuation, and capitalization.
Topics involved
1. Personal Information
◦ Basic self-reference (about me).
2. School Environment and Activities Vocabulary
◦ Terms for different spaces (classroom, lab, playground, library) and activities (experiment, group work, reading, sports)
3. Expressing Preferences and Reasons
◦ Phrases like: My favorite activity was… because…
◦ Justifying opinions clearly.
4. Challenges and Difficulties
◦ Describing something hard and explaining why (It was difficult because…).
5. Future Intentions / Motivation
◦ Expressing interest in studying at the school (I want to study here because…).
6. Grammar and Language Functions
◦ Past Simple for recounting the day (I did, I saw, I participated).
◦ Expressing opinions and reasons with connectors (because, and, but, however, that is why).
◦ Basic future/purpose expressions (I want to study here to…).
7. Writing Mechanics
◦ Sequencing ideas logically (First… Then… After that… Finally…).
◦ Proper punctuation, capitalization, and spelling.
Lexical Structures
Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?
Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
Prepositions of time: in, on, at
Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
Linkers: because, however, as well, also, too
Grammar Structures
Sentence word order: subject + verb + direct object
Verb to be
Has/have got
Present simple
Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
Comparative and Superlative: regular and irregular forms
Past simple and continuous
Used to for past habits
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
First conditional
Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
infere o sentido de palavras ou expressões;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Write a structured text with an introduction, body, and conclusion.
Describe key experiences using past tense verbs and vivid details.
Identify and explain challenges, including how they handled them.
Express opinions and personal reflections.
Communicate future expectations and goals in a clear and organized manner.
Use linking words and cohesive devices (first, then, because, however, therefore, finally, at last.)
Demonstrate control of grammar and spelling, particularly:
◦ Past simple and past continuous for recounting the day.
◦ Present simple for opinions.
◦ Future or modal verbs for goals (I hope to, I want to, I will, I intend, I might, I may).
Employ topic-specific vocabulary (school life, activities, personal goals).
Topics involved
1. Recounting Experiences
◦ Past tenses (visited, was visiting, participated, was participating, learned, was learning).
◦ Details about activities, spaces, or interactions.
2. Memorable Moments
◦ Vocabulary for emotions and impressions (exciting, impressed, surprising, fun, interesting).
3. Challenges and Solutions
◦ Expressing difficulty (It was hard to…, I struggled with…) and strategies (I asked for help, I tried again).
4. Expressing Opinions
◦ Expressing uniqueness (What makes it special or different…).
◦ Using opinion markers (I believe / In my opinion, / What impressed me was…).
5. Expectations and Goals
◦ Future-oriented language (If I become a student, I want to… / I expect to learn…).
◦ Personal objectives (improve my English, make new friends, join clubs).
6. Text Structure and Cohesion
◦ Introductory sentence
◦ Logical sequencing of ideas
◦ Conclusion
7. Language Focus
◦ Past Simple & Past Continuous for recounting events.
◦ Present Simple for opinions.
◦ Future expressions for goals (will, going to, would like to).
◦ Connectors (because, however, therefore).
Lexical Structures
Related collocations and phrasal verbs
Chunks to describe large numbers
Verbs + dependent prepositions
Compound nouns
Make and do collocations -ed & -ing adjectives
Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
Linkers: cause + effect / opinion / contrast
Grammar Structures
Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
Defining and non-defining relative clauses
Future forms: will / going to / present continuous / present simple
Conditionals: zero / first / second
Reported speech
Passive Voice
Modal verbs: deduction / obligation / prohibition
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais;
calcula o valor de potências com base racional e expoente natural;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
resolve equações de primeiro grau.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Describe an experience.
Explain what makes something special based on observation.
Narrate challenges and detail a possible course of action towards a solution.
Write detailed descriptions using appropriate descriptive language.
Share personal reflections.
Write about personal goals and expectations for the future.
Use a range of past tenses accurately to talk about experiences and actions.
Use future forms to express expectations and ambitions (I will, I hope to).
Structure the text into an introduction, body, and conclusion.
Use linking words to connect ideas logically (because, although, however, therefore, first, then, furthermore, at last, finally, in conclusion).
Topics involved
Personal Experience
School Features
Challenges and Solutions
Self-Discovery
Future Goals
Lexical Structures
Linkers of addition
Linkers of contrast
Goods and services
Sales and marketing
Seem, look and appear
So and neither
Likely to and expected to
Dwellings and furniture
Health conditions, symptoms and ailments
Unless, as long as and in case for conditionals
Wish and if only
Feel, have and be
Grammar Structures
Causative have
Relative pronouns
Prepositional relative clauses
Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness
Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-
Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish
Indirect questions
Participle clauses
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.
Cálculo e simplificação de radicais.
Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Cálculo percentual.
Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.
Produtos notáveis.
Fatoração.
Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 2º grau.
Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.
Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.
Circunferências e círculos; perímetro e área.
Semelhança de triângulos.
Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.
Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.
Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.
Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem (Jakobson).
Denotação/conotação.
Estrutura e formação de palavras.
Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo.
Além do conteúdo programático para candidatos(as) ao 1° ano, os(as) candidatos(as) ao 2° ano devem saber:
Funções de 1º e de 2º grau: gráficos, raízes, propriedades.
Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º grau.
Funções definidas por partes.
Função exponencial.
Logaritmos: definição e propriedades.
Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Juros simples e juros compostos.
Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.
Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.
Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem (Jakobson).
Classes de palavras: identificação, flexão e emprego.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas e expoentes: Barroco, Arcadismo, Romantismo e Realismo-Naturalismo.
Além dos conteúdos programáticos para candidatos(as) ao 1° e ao 2° ano, os(as) candidatos(as) ao 3° ano devem saber:
Função logarítmica: definição, propriedades, gráficos, equações e inequações.
Resolução de situações-problema envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Medida de arcos e ângulos, circunferência trigonométrica.
Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente.
Equações com seno, cosseno e tangente.
Posições relativas entre retas, retas e planos, planos.
Principais poliedros: prismas e pirâmides.
Corpos redondos: cilindros e cones.
Pontos notáveis do triângulo.
Probabilidades: simples, condicional e binomial.
Análise combinatória: casos de agrupamentos.
Triângulo de Pascal e binômio de Newton.
Construção, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e/ou gráficos estatísticos.
Cálculo e interpretação da média, da mediana e da moda de um conjunto de valores discretos.
Cálculo e interpretação de medidas de dispersão: variância e desvio-padrão.
O processo de matrícula ocorre em dois tempos:
Reserva de Vaga - Pagamento, no prazo de 3 dias úteis, de taxa que compõe a anuidade e garante a vaga do(a) estudante após convocação pela equipe de Ingresso.
Matrícula - Será efetivada de forma 100% digital, por meio da Área Exclusiva para famílias Móbile, após confirmação da reserva de vaga.
Neste processo, que deve ser realizado em até 4 dias, solicitamos os seguintes documentos:
• preenchimento de ficha de dados cadastrais dos(as) responsáveis e do(a) aluno(a);
• assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais;
• declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2025;
• documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
• cópia do RG com CPF;
• cópia da Certidão de Nascimento (já requerida na Manifestação de Interesse);
• foto de rosto do(a) estudante (já requerida na Manifestação de Interesse);
• histórico escolar original (entrega em até 30 dias após a matrícula);
• certificado de conclusão do Ensino Fundamental para ingressantes no Ensino Médio (entrega em até 30 dias após a matrícula);
• Report Card ou Transcript, com tradução juramentada, para estudantes que moravam no exterior ou realizaram intercâmbio (entrega em até 30 dias após a matrícula).
Baixe aqui o PDF com a lista detalhada dos documentos para facilitar sua organização.
A Móbile possui um currículo autoral, constantemente atualizado por sua equipe pedagógica, de modo a refletir o espírito e as necessidades dos tempos em que vivemos. Estruturamos nossas metodologias de ensino-aprendizagem para desenvolver, ao mesmo tempo, a autonomia moral e a formação intelectual e acadêmica de nossos(as) alunos(as). Em outras palavras, promovemos o pensamento crítico e a capacidade de dialogar com o outro e com o mundo que nos rodeia. Na seção “A escola”, você encontrará mais informações sobre nossa proposta pedagógica.
Significa que, além dos sócios Maria Helena Bresser (fundadora e diretora-geral pedagógica) e Daniel Bresser (diretor-geral executivo), a Escola Móbile tem, desde 2024, um novo sócio: o grupo internacional de educação Nord Anglia Education. Assim como a Móbile, a Nord Anglia Education tem como missão desenvolver a confiança, a resiliência e a criatividade de seus(suas) estudantes, que, dessa maneira, podem - além de conquistar resultados acadêmicos excepcionais - realizar com sucesso seus projetos de vida.
A Móbile possui um protocolo específico para a prevenção e pronta atuação em casos de bullying. Para acessar esse material, clique aqui.
A maior parte dos materiais didáticos da Móbile, digitais ou físicos, é formulada por seus(suas) próprios(as) professores(as), sob supervisão de coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos(as). A Móbile valoriza os conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos construídos pela humanidade e trabalha significativamente esses saberes por meio de um conteúdo educacional autoral e de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, que colocam o(a) estudante como protagonista, vivenciando e refletindo de maneira crítica sobre seu próprio aprendizado.
Há, na Móbile, duas opções de currículo, ambos bastante potentes: o Programa Bilíngue (em período integral) e o Programa Regular (em período parcial).
Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção Programa Bilíngue.
A Móbile sugere duas empresas que usualmente oferecem este tipo de serviço às nossas famílias:
O uso do uniforme na Móbile é opcional. Sua não obrigatoriedade deve-se a um princípio simples: as pessoas devem ter liberdade de escolher como se vestir e de se expressar nos diferentes ambientes e contextos. Caso a família opte por adquirir o uniforme, poderá providenciá-lo na empresa Texblun: Endereço: Loja 1 – Rua Manoel da Nóbrega, 1126 – Jardim Paulista; telefones: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749.
As cantinas, onde os(as) estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental podem adquirir lanches, e os serviços de almoço e lanche, que compõem a rotina no Programa Bilíngue, no Contraturno e no Inglês Móbile (com algumas especificidades de acordo com os cursos), são operados pela Quitanda, nossa parceira.
Fornecedora da Móbile desde 2023, essa empresa oferece uma alimentação diversa, composta de grãos, legumes, frutas e verduras, sem deixar de também incluir, com equilíbrio, outros alimentos apreciados por crianças e adolescentes. Todo o cardápio da Quitanda é elaborado e acompanhado diariamente por nutricionistas. Temos, além disso, cozinhas internas para realizar o preparo das refeições.
Oferecemos dezenas de opções de cursos opcionais (pagos) e atividades extracurriculares (sem custo adicional). Possuímos também um prédio exclusivo para a realização dos cursos opcionais do Inglês Móbile e um espaço de Contraturno, onde recebemos crianças de 2 a 8 anos, e ampliamos nosso compromisso em garantir o desenvolvimento por meio do brincar. Conheça mais sobre as modalidades navegando no menu Currículo Móvel de nosso site.
Entre em contato com a nossa equipe de ingresso