Antes de tudo, a paixão. A mesma paixão que nos leva a formular desafios e a criar soluções para, assim, transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor, possível para todos. Uma escola é um espaço essencialmente coletivo.
Desde 1975, quando foi inaugurada, a Móbile pratica uma educação democrática e plural. Em nosso currículo, integramos diferentes saberes, coordenados por uma equipe pedagógica experiente, dedicada e como não poderia deixar de ser apaixonada e em constante desenvolvimento. Nesse sentido, nós nos orgulhamos das nossas metodologias de ensino-aprendizagem e dos nossos conteúdos didático-pedagógicos autorais de excelência comprovada, que equilibram, com atenção e responsabilidade, tradição e inovação.
Nossa realidade parece, a cada ano, transformar-se mais depressa, e, na Móbile, estamos atentos e preparados para acompanhar essas mudanças. Porque uma escola também é um espaço de juventude de ideias, de conceitos e de estratégias que manifestam o vigor, a curiosidade e a inquietação dessa juventude, essenciais às descobertas e à ampliação do conhecimento. É com essa disposição, amparada em uma sólida base acadêmica, que dialogamos com os avanços e as reinvenções da educação contemporânea.
No diálogo, também encontramos o princípio da relação que estabelecemos com cada estudante. Ao longo de toda a sua trajetória na escola, nossos educadores e educadoras oferecem uma orientação próxima e interessada no desenvolvimento pleno de cada aluno e aluna, tanto em termos acadêmicos como socioemocionais. Acreditamos que essa orientação é fundamental para a formação de pessoas críticas, responsáveis e capazes de elaborar e realizar seus próprios projetos de vida.
Um saber seja ele social, cultural, artístico, científico ou profissional é um produto do conhecimento; mas é um produto que se atualiza com o tempo, como a concepção que uma pessoa tem de si e do mundo e, também, como um móbile. Um móbile, cabe lembrar, é uma escultura cinética. É um objeto feito com movimento; que muda a todo momento, mas que permanece sempre em equilíbrio (dinâmico) e, portanto, em harmonia.
Na Móbile, trabalhamos, junto com toda a nossa comunidade, para despertar a paixão pelo conhecimento por sua concepção, sua aplicação e seu eterno desenvolvimento e para, assim, formar pessoas cada vez mais inquietas, mais realizadas e mais conscientes de suas responsabilidades e potenciais de transformação.
É essa a nossa maneira de construir um mundo melhor, possível para todos.
Escola Móbile - Saber em Movimento
Veja como aconteceu a nossa trajetória e quem são as pessoas que nos ajudaram a trilhar nosso caminho
ConheçaO início da história que começou na cabeça e no coração da educadora Maria Helena Bresser.
Nosso primeiro endereço...
Rua Escobar Ortiz, inspirada na ideia de equilíbrio dinâmico presente nas esculturas cinéticas de Alexander Calder (EUA), a Móbile é fundada com duas turmas: Infantil 3 e 4.
A Móbile é construída por pessoas com diferentes trajetórias de vida, visões de mundo e experiências acadêmicas e que são responsáveis por um projeto pedagógico humano, pático e contemporâneo.
Professora, Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo
Idealizadora e fundadora da Escola Móbile
Maria Helena Bresser é uma das mais importantes e atuantes educadoras do país, sempre incansável na busca pela excelência e pela valorização das ciências. Desde que fundou a Móbile, em 1975, atua na linha de frente da escola na constante formulação e reformulação de seu currículo (sempre atenta às transformações do tempo e do mundo) e em projetos pedagógicos e sociais, inspirando as inúmeras equipes que formou em cinco décadas. "Na Móbile, formamos estudantes competentes, cooperativos e preparados para desenvolver, com felicidade, seus projetos de vida, em um mundo que, para eles e elas, não terá fronteiras. Trabalhamos para que suas histórias contribuam para a construção de uma realidade mais ética, humana e democrática, na qual todos possam viver com dignidade."
Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e membro voluntário de conselhos de organizações sociais não governamentais
Presente diariamente nas tomadas de decisão político-pedagógicas da Móbile há quase 20 anos, quando ingressou formalmente na instituição, Daniel Bresser tem contribuído nessas duas décadas para a significativa ampliação do alcance de um projeto complexo que começou em 1975 pelas mãos de sua mãe, fundadora da escola. Com sua rara capacidade de gestor sensível, responsável e atento às necessidades de suas equipes, Daniel se orgulha de atuar em uma área em que tem a possibilidade de formar seres humanos cidadãos, críticos, cultos e éticos, que se permitem atravessar pela contemporaneidade, além de interferir nela. "O papel social de participar da construção de futuros líderes - humanos, responsáveis, éticos e preocupados com a coletividade - é o que me move e me inspira a atuar nesse grande projeto que é a Móbile, projetando sua perpetuação."
Professor de Literatura, Bacharel e Licenciado em Língua Portuguesa e Linguística, Mestre em Literatura Brasileira pela USP e autor de livros didáticos distribuídos em todo o país
Há mais de duas décadas, Wilton Ormundo tem sua vida misturada à da escola que escolheu para ajudar a construir. Uma das principais contribuições do educador para a Móbile foi a criação de um programa consistente para a construção de uma rica "biblioteca cultural" na vida de seus alunos e alunas, além do aperfeiçoamento do projeto do Ensino Médio, em que atuou por vinte anos. Para ele, estar na Móbile significa ter o privilégio de ver o mundo acontecendo na sua frente e com a possibilidade de formar pessoas éticas que o tornarão melhor e maior. "Quem trabalha com educação acredita, mais do que em qualquer outra área, na plena capacidade humana de transformar o mundo, melhorando-o, pensando nas gerações futuras. É esse o trabalho que a Móbile realiza há quase 50 anos e que me encanta."
Desenvolvemos em nossos alunos e alunas habilidades e competências que permitem a eles argumentar com consistência, fazer curadoria, manejar informações, transformando-as em conhecimento crítico.
Desenvolvemos pessoas que sabem trabalhar em grupo, enxergam o outro suas necessidades particulares, valorizando diferenças, e se comunicam proficiência, oralmente e por escrito - competências essenciais para o do trabalho.
Nossos alunos e alunas resolvem e propõem problemas porque conhecem as questões locais e mundiais que atravessam a contemporaneidade e, desde cedo, são convocados a pensar em seus proietos de vida.
Nossas práticas pedagógicas cotidianas desenvolvem alunos respeitosos, que não temem obstáculos e que aprendem a gerir suas emoções para lidar de forma saudável com as intercorrências da vida.
Entender o mundo contemporâneo de maneira crítica, construir uma sociedade pautada na cidadania, na ética e no pertencimento, em que todos sejam bem-vindos(as), desejados(as), valorizados(as) e seguros(as), são objetivos importantesdo projeto educacional da nossa Escola há quase 50 anos.
A Escola Móbile é uma instituição que valoriza a pluralidade, por isso, desde 2021, tem ampliado de maneira significativa formações e ações Para uma Móbile Antirracista, apoiadas no desejo de construir uma comunidade inclusiva ecumprindo a Lei 10.639/03 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que versa sobre a necessidade de incluir nos currículos escolares da educacao basica as relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura dos africanos e afro-brasileiros.
Esta frente de trabalho acontece em conjunto com a sua equipe de educadores(as), parceiros(as) da Móbile e com a comunidade escolar. Assumimos, assim, a nossa responsabilidade na educação antirracista como um objetivo coletivo, organizado em três pilares interconectados, de ações pedagógicas e educacionais: