2014 chega ao fim e, mais uma vez, os grandes jornais se encarregam de divulgar os resultados obtidos pelos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o já popular Enem. Novamente, são divulgadas tabelas com as posições das escolas dentro deste diverso e complexo país. Os recortes utilizados pelos jornalistas são os mais variados: posição da escola na cidade de São Paulo, no estado, no país.
Este ano, o O Estado de S. Paulo propôs um outro tipo de análise. O jornal ranqueou as instituições de ensino a partir do seguinte critério: escolas com “mais de 90 alunos participantes” no exame. Segundo o veículo, “Quando o recorte é feito por colégios com mais de 90 alunos participantes, o primeiro colocado da lista é a Escola Móbile, localizada em Moema, na zona sul da capital. Os 113 alunos do Móbile tiveram uma média de 702,18 na prova objetiva do Enem, deixando a instituição como a 14ª melhor do País.”
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-de-sao-paulo-tem-maiores-medias-na-prova-objetiva-do-enem,1611058. Consultado em 23 de dezembro de 2014.
Consideramos oportuna essa proposta de análise feita pelo Estadão menos pela posição ocupada pela Móbile (fato que, certamente, muito nos orgulha) e mais pelo fato de ela sugerir, ainda que implicitamente, um questionamento aos leitores do periódico: haveria diferença entre as escolas que criam salas especiais e reduzidas, compostas apenas por alunos que obtiveram excelente desempenho, e aquelas que se preocupam em educar seus alunos, assumindo sua natural heterogeneidade?
A Móbile defende com veemência que, sim, há diferença. Com quase quarenta anos de existência, sempre acreditamos que todos os nossos alunos devem ter acesso a uma formação acadêmica sólida, consistente e crítica; entretanto, sempre assumimos as diferenças como um fator de enriquecimento da comunidade escolar. Dentro desse espírito, oferecemos aos nossos estudantes a oportunidade de escolher disciplinas eletivas que comporão seus currículos (de acordo com interesses particulares) ao longo do Ensino Médio, atividades culturais como teatro e cinema, espaço para debate, formação científica e humanista, entre outras coisas que contribuirão para que eles sejam, à sua maneira, cidadãos éticos e críticos.
Parabenizamos professores e alunos pelos resultados. E aproveitamos para agradecer às famílias que confiam em nosso projeto educacional.
Wilton Ormundo é diretor pedagógico do Ensino Médio da Móbile
Leia, neste link, outros textos sobre os resultados da Móbile no ENEM em anos anteriores.