Perguntas e respostas

1. O que, objetivamente, significa a notícia anunciada pela Direção-Geral da Móbile, cujo assunto foi “Associação entre Móbile e Nord Anglia Education”?

Significa que, além dos sócios Maria Helena Bresser (fundadora) e Daniel Bresser, a Escola Móbile terá um novo sócio: o grupo internacional de educação Nord Anglia Education.

2. Quem é a Nord Anglia Education?

Trata-se de um dos grupos educacionais mais bem-sucedidos do mundo.

A Nord Anglia tem como missão desenvolver a confiança, a resiliência e a criatividade de seus(suas) estudantes, que, dessa maneira, podem - além de conquistar resultados acadêmicos excepcionais - realizar com sucesso seus projetos de vida.

Convidamos você a assistir a este vídeo para saber mais sobre a Nord Anglia Education.

3. Por que a Móbile decidiu se associar a um grupo internacional?

Neste momento, em que se iniciam as celebrações dos 50 anos da Móbile, a fundadora, Maria Helena Bresser, e os demais membros da Direção-Geral, Daniel Bresser e Prof. Wilton Ormundo, decidiram que chegou o momento de buscar uma parceria que possa aprimorar ainda mais sua excelência pedagógica e expandir seu conhecimento e experiência para além das fronteiras nacionais.

4. Por que a Móbile escolheu a Nord Anglia Education?

Nas últimas décadas, pelo prestígio que alcançou, a Móbile tem recebido uma série de convites para se associar a diversos grupos educacionais. Nenhum deles, no entanto, correspondia aos valores que fazem da Móbile a escola que ela é. A Nord Anglia Education foi escolhida com imenso cuidado, e os principais motivos dessa parceria são a possibilidade de compartilhamento de valores que nos são tão fundamentais e a expansão de oportunidades para nossa comunidade.

5. Quais são os principais benefícios dessa parceria para os alunos e alunas da Móbile?

A chegada da Nord Anglia Education representa o acesso a um conjunto de possibilidades internacionais que eram, até então, inacessíveis à Móbile: convênios com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Juilliard School, o UNICEF e a IMG Academy (prestigiada instituição de desenvolvimento esportivo para estudantes) passarão a fazer parte da vida de nossos alunos e alunas. Os(As) estudantes da Móbile terão também acesso ao Global Campus, plataforma digital que integra todos(as) os(as) alunos(as) vinculados(as) às escolas ligadas ao grupo e potencializa, ainda, a conexão e a aprendizagem colaborativa de nossas crianças e adolescentes.

6. Quais são os benefícios para os educadores e educadoras da Móbile?

Além dos vários programas de formação continuada oferecidos pela Móbile, nossos(as) professores(as) e coordenadores(as) passam a ter acesso à Nord Anglia University - comunidade acadêmica que reúne profissionais de educação de todo o grupo e disponibiliza cursos e conteúdos com diferentes formatos - e, também, a oportunidade de realizar um Mestrado em Educação Internacional no King's College (Inglaterra).

7. Haverá mudanças no projeto pedagógico da Móbile?

Não. Seguiremos com as qualidades que caracterizam nosso projeto desde a sua fundação, em 1975. Permaneceremos com uma proposta pedagógica única e autoral; com um currículo plural e em constante aprimoramento; com atenção à individualidade de nossas crianças e nossos(as) adolescentes; e - como não poderia deixar de ser - com uma equipe de educadores e educadoras competentes e apaixonados(as) pela imensa responsabilidade que é apresentar o mundo a um aprendiz.

8. Haverá mudanças na liderança e/ou no corpo docente da Móbile?

Não. A Móbile permanece com sua estrutura de alta liderança e conselho de administração atuais. Na Direção-Geral, além do sócio e Diretor Executivo-Geral Daniel Bresser, permanecerão na Direção Pedagógica-Geral a também sócia e fundadora Maria Helena Bresser e o Prof. Wilton Ormundo.

Junto a esse grupo, continuarão atuando os(as) Diretores(as) de ciclo, que compõem a liderança atual e têm sido tão fundamentais para a história de sucesso da Móbile: Cleuza Vilas Boas Bourgogne, Maria de Remédios Cardoso, Tatiana Almendra, Rodrigo Mendes, Daniella Leonardi, Lili Fonseca, Márcia Ruiz, Leonardo Cosentino, Cláudia Colla, Rodrigo Mourão e Daniela Leites. A presença de nossa equipe pedagógica e de nossos(as) coordenadores(as) educacionais, que são inestimáveis para a Móbile, também está assegurada.

9. Que escolas fazem parte da família Nord Anglia?

Entre outras, o College Alpin Beau Soleil, reconhecido mundialmente como um dos melhores colégios internos do mundo; a Swiss International Scientific School Dubai, classificada como uma das melhores escolas particulares do mundo (de acordo com o Spear's Schools Index); o Oxford International College, a escola independente com a melhor classificação da Inglaterra pelos resultados do A level (exames de qualificação que integram o processo seletivo para universidades locais).

10. Em que universidades os alunos e alunas egressos(as) de escolas ligadas à Nord Anglia Education costumam ingressar?

Entre outras universidades, os(as) jovens formados(as) pelas escolas ligadas à Nord Anglia Education dão continuidade a seus estudos em Harvard, Stanford, Oxford, Cambridge, University College London, Imperial College London, London School of Economics.

11. Com essa parceria, a Móbile adotará um currículo internacional?

Não. O currículo atual – regular ou bilíngue – permanecerá como está, seguindo o calendário brasileiro. No entanto, mudanças que beneficiem os alunos e alunas podem ocorrer a qualquer momento, como sempre foi a prática na Móbile nestes quase 50 anos de existência.

12. A Móbile se juntará às outras escolas que fazem parte da Nord Anglia no Brasil, a Avenues e o British College?

Não. A Móbile preservará suas características individuais. A escola agora faz parte da família Nord Anglia, mas, assim como as mais de 80 instituições que compõem essa comunidade global, operará de forma independente e autônoma.