Saiba como a Móbile pode contribuir para o projeto de vida de seu(sua) filho(a) . Participe de nosso processo de ingresso.
Para ingresso no decorrer de 2025, consulte nossa equipe de admissões.
Participe da reunião on-line e agende um encontro pedagógico ou visita.
Formalize sua intenção de matrícula preenchendo a ficha de manifestação na Área do Ingressante.
A chamada para a matrícula antecipada considera a ordem de entrega da manifestação.
Após a participação em vivências ou avaliações, os estudantes são chamados para pré-matrícula (ou reserva de vaga).
Formalize o ingresso de seu(sua) filho(a) na Móbile.
Acesse nossa plataforma para acompanhar a evolução do processo de ingresso de seu(sua) filho(a).
“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.
“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.
"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."
“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”
Mantemos um calendário permanente de reuniões de apresentação da Móbile e de visitas ao campus. Registre seu contato para receber mais informações e fazer seu agendamento.
A Móbile possui um currículo autoral, constantemente atualizado por sua equipe pedagógica, de modo a refletir o espírito e as necessidades dos tempos em que vivemos. Estruturamos nossas metodologias de ensino-aprendizagem para desenvolver, ao mesmo tempo, a autonomia moral e a formação intelectual e acadêmica de nossos(as) alunos(as). Em outras palavras, promovemos o pensamento crítico e a capacidade de dialogar com o outro e com o mundo que nos rodeia. Na seção “A escola”, você encontrará mais informações sobre nossa proposta pedagógica.
A maior parte dos materiais didáticos da Móbile, digitais ou físicos, é formulada por seus(suas) próprios(as) professores(as), sob supervisão de coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos(as). A Móbile valoriza os conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos construídos pela humanidade e trabalha significativamente esses saberes por meio de um conteúdo educacional autoral e de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, que colocam o(a) estudante como protagonista, vivenciando e refletindo de maneira crítica sobre seu próprio aprendizado.
Há, na Móbile, duas opções de currículo, ambos bastante potentes: o Programa Bilíngue (em período integral) e o Programa Regular (em período parcial).
Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção Programa Bilíngue".
A Móbile sugere duas empresas que usualmente oferecem este tipo de serviço às nossas famílias:
O uso do uniforme na Móbile é opcional. Sua não obrigatoriedade deve-se a um princípio simples: as pessoas devem ter liberdade de escolher como se vestir e de se expressar nos diferentes ambientes e contextos. Caso a família opte por adquirir o uniforme, poderá providenciá-lo na empresa Texblun: Endereço: Loja 1 – Rua Manoel da Nóbrega, 1126 – Jardim Paulista; telefones: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749.
As cantinas, onde estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental podem comprar lanches, e os serviços de almoço e lanche, que compõem a rotina no Programa Bilíngue, no Contraturno e no Inglês Móbile com algumas especificidades de acordo com os cursos, são operados pela Quitanda, nossa parceira.
Fornecedora da Móbile desde janeiro de 2023, essa empresa oferece uma alimentação diversa, composta de grãos, legumes, frutas e verduras, sem deixar de também incluir, com equilíbrio, outros alimentos apreciados por crianças e adolescentes. Todo o cardápio da Quitanda é elaborado e acompanhado diariamente por nutricionistas. Temos, além disso, cozinhas internas para realizar o preparo das refeições.
Oferecemos dezenas de opções de cursos opcionais (pagos) e atividades extracurriculares (sem custo adicional). Possuímos também um prédio exclusivo para a realização dos cursos opcionais do Inglês Móbile e um espaço de Contraturno, onde recebemos crianças de 2 a 8 anos, e ampliamos nosso compromisso em garantir o desenvolvimento por meio do brincar. Conheça mais sobre as modalidades navegando no menu Currículo Móvel de nosso site.
Sim. Consulte-nos sobre as séries em que há vagas remanescentes. Matrículas no decorrer do ano letivo, não necessariamente em agosto, ocorrem com frequência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A Móbile recebe alunos a partir do Infantil 2 em seu Programa Regular e a partir do Infantil 4 no Programa Bilíngue. A tabela a seguir informa a idade mínima para o ingresso em cada série da Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental:
Para as demais séries – do 2º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio –, o(a) estudante dará sequência a seus estudos conforme documentação registrada na Secretaria de Educação.
Por isso, na pré-matrícula será solicitada a Declaração de Escolaridade ou Transferência, a fim de conferirmos a adequação idade-série e o histórico do(a) aluno(a). Para estudantes egressos(as) de instituições internacionais, o ingresso será analisado caso a caso.
Não. As vagas são distribuídas por ordem de chegada, ou seja, pelo envio da ficha de Manifestação de Interesse por uma vaga. Para preencher esse documento, você deve ter feito sua inscrição em nosso Processo de Ingresso e participado de uma reunião de apresentação da Móbile. Clique aqui para se inscrever no Processo de Ingresso 2025.
Sim. Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile, assim como filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile, têm preferência no Ingresso quando há vagas disponíveis. Para tanto, devem preencher a Manifestação de Interesse dentro do prazo estabelecido em comunicação interna (no mês de maio de 2025).
Durante as vivências, os estudantes conhecem os espaços da escola e participam de dinâmicas de grupo, jogos e brincadeiras. Além disso, realizam avaliações diagnósticas de aprendizagens essenciais de Português e Matemática.
Para ingressantes no decorrer do ano letivo, as vivências são agendadas individualmente ou em pequenos grupos, conforme demanda.
Avaliamos conteúdos de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no Programa Bilíngue, realizamos também sondagens em Inglês e Espanhol.
Há uma taxa no valor de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) para participar das avaliações.
A avaliação para ingresso no Ensino Médio da Móbile é composta de instrumentos de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto), Matemática (questões abertas e de múltipla escolha) e Inglês (produção de texto e questões de múltipla escolha).
As provas de Língua Portuguesa e Matemática são classificatórias e orientam nossa lista de convocação e de espera.
As atividades de Inglês não são classificatórias. Seu objetivo é detectar o nível de conhecimento dos(as) candidatos(as), permitindo o futuro agrupamento de estudantes aprovados(as) nas aulas do idioma estrangeiro. Na mesma perspectiva, candidatos(as) aprovados(as) também poderão ser convocados(as) para prova e entrevista de Espanhol.
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Structures
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Structures
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Structures
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática, Inglês e Espanhol para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Structures
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 6° año debe:
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Lexicales:
Gramaticales:
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Lexical Structures
Grammar Structures
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 7° año debe:
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Lexicales:
Gramaticales:
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Lexical Structures
Grammar Structures
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:
Funcionales y Comunicativos
Contenidos Lexicales
Gramaticales
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
The learner CAN…
Topics
Lexical Structures
Grammar Structures
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 9° año debe:
Funcionales y Comunicativos
Contenidos Lexicales
Gramaticales
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Além do conteúdo programático para candidatos(as) ao 1° ano, os(as) candidatos(as) ao 2° ano devem saber:
Além dos conteúdos programáticos para candidatos(as) ao 1° e ao 2° ano, os(as) candidatos(as) ao 3° ano devem saber:
O processo de matrícula ocorre em dois tempos:
Reserva de Vaga - Pagamento, no prazo de 3 dias úteis, de taxa que compõe a anuidade e garante a vaga do(a) estudante após convocação pela equipe de Ingresso.
Matrícula - Será efetivada de forma 100% digital, por meio da Área Exclusiva para famílias Móbile, após confirmação da reserva de vaga. No processo, que deve ser realizado em até 4 dias, solicitamos os seguintes documentos:
• preenchimento de ficha de dados cadastrais dos(as) responsáveis e do(a) aluno(a);
• assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais;
• declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2025;
• documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
• cópia do RG com CPF;
• cópia da Certidão de Nascimento (já requerida na Manifestação de Interesse);
• foto de rosto do(a) estudante (já requerida na Manifestação de Interesse);
• histórico escolar original (entrega em até 30 dias após a matrícula);
• certificado de conclusão do Ensino Fundamental para ingressantes no Ensino Médio (entrega em até 30 dias após a matrícula);
• Report Card ou Transcript, com tradução juramentada, para estudantes que moravam no exterior ou realizaram intercâmbio (entrega em até 30 dias após a matrícula).
Baixe aqui o PDF com a lista detalhada dos documentos para facilitar sua organização.
Entre em contato com a nossa equipe de ingresso